18 demos ultra realistas em Unreal Engine 5

Matheus Martins

A tecnologia da Unreal Engine 5 não para de surpreender. Desenvolvido pela Epic Games, o sistema emulador de realidade muda não somente o cenário gráfico em jogos como também impressiona pela capacidade de copiar cenas da vida real de uma maneira incrivelmente realista.

Com o Nanite trabalhando nas formas geométricas até o Lumen trabalhando em uma luz que se assemelha a do mundo natural, as demos simplesmente não param de impressionar, fazendo com que qualquer um se pergunte se é tudo mesmo saído de um jogo ou uma captura em câmera real.

Hoje iremos ver 10 dessas demonstrações ultra realistas em Unreal 5! E se quiser, pode conferir nosso vídeo abaixo mostrando algumas das cenas mais incríveis:


1. Etchu-Daimon Station

Etchu-Daimon Station foi uma demonstração da capacidade da Unreal Engine 5 que impressionou muitos entusiastas do desenvolvimento tecnológico. O vídeo do canal subjectn se tornou viral em questão de horas e fez com que muitos imaginassem como os detalhes super trabalhados ficariam em um cenário de game real ou até em um filme.

O artista Lorenzo Drago detalhou na descrição do vídeo que não usou o Nanite para criar qualquer dos objetos renderizados. No comentáro fixado, ele respondeu algumas perguntas e deu alguns fatos, contando que a demo não era em tempo real, mas de alta resolução com 7 fps e que poderia ter usado uma rodagem maior (30-50 fps por segundo), mas que a qualidade do resultado final seria ruim. Enfim ele concluiu que levou um mês para terminar o projeto.

Abaixo podemos notar que o desenvolvedor foi capaz de colorir o demo do zero com o Painter e usar com maestria a captura gráfica em primeira pessoa. No entanto, os traços e luz do lugar são os detalhes que mais chamam atenção, mesmo quando o ambiente está escuro, o que faz com que qualquer um quebre a cabeça pensando que está olhando um vídeo normal de uma câmera de celular.

2. The Matrix Awakens

The Matrix Awakens é a demo de mundo aberto desenvolvida pela Epic Games para apresentar a capacidade da Unreal Engine 5. O lançamento no final do ano passado contou com Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss) interpretando seus devidos papéis dentro do jogo.

Indo além da qualidade gráfica que é capaz de imitar expressões faciais, o gameplay demonstrou uma técnica de luz feita pela Ray Tracing tão perfeita que é capaz até de soar como a do mundo real em questão de iluminação, evocando sombras e trazendo níveis frios e quentes de brilhosidade.

A densidade de objetos e coisas também não fica para trás na enormidade da engenharia já que aliado ao Lumen, o Nanite é capaz de apresentar detalhes infinitos, apresentando uma grande escala profunda geométrica com uma quantidade imensa de carros e pedestres nas ruas.

E se nenhum desses detalhes parecem impressionantes, tente o Chaos – essa mecânica reproduz cenas de impacto do jogo, como um acidente de carro ou uma perseguição de maneira completamente diferente da anterior, trabalhando na física densa e veloz de detalhes do game.

3. Skyrim (Vila de Riverwood)

No número três dessa lista, temos a vila de Skyrim sendo reimaginada em Unreal Engine 5 pelo desenvolvedor do canal Hall 00117. Hall se inspirou na primeira vila do jogo, Riverwood, para criar uma qualidade gráfica completamente impressionante com a tecnologia da Epic Games.

Acompanhado de uma trilha sonora que remete bastante a produção original, o criador destaca a utilização do Lumen que destaca os raios de sol em casas e relvas, dando a floresta um toque realista e profundo.

Nos detalhes do vídeo o jogador informou que durante a fase final de renderização as cores saíram um pouco da qualidade e disponibilizou alguns screenshots em alta resolução no ArtStation. Para as árvores de pinho, Hall usou o sistema Speed Tree e substâncias materiais mistas criadas por ele mesmo, como as pedras.

4. Superman

No número quatro, temos o projeto do canal TJATOMICA com um jogo de mundo aberto dessa vez imaginando um jogo do famoso Superman na mesma escala em que a Unreal Engine 5.

Dizendo estar inspirado por vídeos de floating around (onde os personagens sobrevoam cidades e cenário, como DBZ) o desenvolvedor resolveu pegar o material da Demo do Homem de Aço do ano passado e transportar para o mesmo cenário que Matrix e o resultado não podia ser mais surpreendente.

Usando da tecnologia do Chaos, podemos ver o herói sobrevoar a cidade com impacto e todo o potencial que um jogo real poderia se basear.

Destacando que a produção com os mecanismos da Epic Games poderia ser usado para outras produções de super-heróis como The Boys e Invincible, o desenvolvedor disponibilizou o game gratuito neste link.

5. Spider Man

Em mais outra demo ambientada na mesma cidade em que The Matrix: Awakens, agora o Homem-Aranha escala as cidades do mundo da matrix, explorandotudo em mundo aberto.

Com o Nanite se aprofundando em cenários vistos de cima que revelam ainda mais detalhes, o Lumen também é usasdo em poças de água e diferença de luz que soam tão reais quanto uma produção de qualquer filme que tenhamos visto do teioso.

O link para a demo se encontra aqui.

6. The Coalition – The Cavern

Apresentado no evento em que celebrou a disponibilidade da UE5 para todos, The Coalition: The Cavern é a demo teste da The Coalition, um dos estúdios Xbox Game., responsável por Gears of War

A demo intitulada “The Cavern” apresentou um vídeo demonstrativo cinemático de mais de um minuto de um cavaleiro/explorador nas cavernas contra forças malignas. No curta, podemos ver os intrinsecos detalhes desde fios de cabelo distintos a utilização do Lumen que brilha tanto na armadura quanto nos olhos da personagem, além da adaga brihante que ele carrega em mãos.

Na descrição do vídeo a produtora destacou o uso de milhões de polígonos, além da renderização em tempo real e a velocidade de FPS 100x na qualidade detalhada gráfica.

7. The Great Garden Path

Neste projeto do desenvolvedor Ramon Monsanto você vai se sentir em uma experiência realistica em primeira pessoa. Se trata de The Great Garden Path, uma demonstração em Unreal Engine 5 que detalha um grande jardim quieto e calmo, mas principalmente realístico.

Com o uso da tech do Lumen na coloração de luzes que soam até naturais e o Nanite dando densidade a formas e caminhos, qualquer um pode se sentir dentro dessa demo como se realmente estivesse lá, chegando a sentir os próprios dedos tocando a grama ou tirando até mesmo o fôlego com o peso que a qualidade gráfica apresenta.

Para aqueles que querem ter uma vasta observação do seu trabalho, o artista disponibilizou screenshost do seu projeto no ArtStation onde você pode ver mais fotos e também vídeos da produção, como a experiência do Garden em um tempo chuvoso.

8. The Carpenter’s Cellar

Em mais outra demo impressionante, temos The Carpenter’s Cellar, dessa vez ambientado em um escritório de carpinteiro, desenvolvido por BlackOudanArt. Apesar da pouca duração no youtube e o espaço pequeno, os detalhes são surreais apresentando um realismo fora de série e uma luminosidade indireta perfeita.

Na descrição do vídeo no youtube, o criador destacou que não usou qualquer scanner de foto para a criação, exceto o uso da textura das ferramentas de metal e do chão fornecidos pelo Quixel e Zbrush, Painter e Maya para manter objetos no lugar e trabalhar nas texturas dos objetos.

Aliado a música clássica, o primeiro vídeo demonstra o workshop clássico recehado de luz e detalhes.

Já no segundo vídeo, a pedidos externos, o desenvolvedor mostrou o resultado com Ray Tracing ao invés de Lumen, mostrando como a luminosidade causa efeito em tempo real.

9. ILL – Your only way down

Ainda em desenvolvimento pela Clout Games, Ill é um FPS survival horror em primeira pessoa bastante assustador com campanha no Patreon para ser lançado ainda.

O demo lançado no final do ano passado revela um gameplay sinistro com cores frias e utilização do Unreal Engine 5, mas o que mais chamou atenção foi a forma poeirenta e crível que a sala onde o jogador está aliado a física das mãos do jogador, que chega a estremecer quando se mexe, diferente de outros títulos que parecem ensaiados quando isso acontece.

A história do jogo em si também é bastante impressionante, com elementos a la Resident Evil e toda uma história e mitologia por trás.

10. The Battlefield – A Star Wars short film

Por último nessa lista de demos realista em UE5, temos The Battlefield – A Star Wars short film. A produção independente feita por AFK é tão impressionante que poderia ter saído direto do estúdio Lucasfilm. Mas como os fãs sempre procuram ter mais imaginação que grandes corporações, a demo quase se sai bem como uma produção original.

De tantos vídeos da webserie independente, o que mais chama atenção no vídeo abaixo é o jeito como a luz é usada abaixo no reflexo das armaduras, mas não se sabe muito bem se o que é bem usado aqui é o sistema Lumen ou a qualidade do Ray Tracing.

Embora a chuva poderia causar mais estragos a armadura dos dois oficiais, não tem como negar que a produção é tão real quanto um CGI irrealista.

11. The Fortunate Son – Trabalho de animação

Muita gente não sabe, mas Unreal Engine é uma ferramenta tão poderosa que é utilizada para animação e cinema, além de jogos.

Então o primeiro vídeo que quero mostrar pra vocês é de Daniel Magyar, um artista 3D que já chegou a trabalhar na série da Netflix Black Mirror

Ele demonstrou uma cena criada em 3D para o curta The Fortunate Son, no qual está trabalhando

O vídeo é um teste de renderização e os modelos utilizados são do próprio curta e surpreende com cada detalhe. Vale ressaltar que a Unreal introduziu os Nanites, que permitem uma contagem de polígonos mais altas de assets e também o Lumen, um tipo de iluminação global, basicamente a luz é mais realista. E tudo isso pode ser visto nesse pequeno trecho surpreendente.

12. Skyrim – Western Watchtower

O estúdio desenvolvedor de Cyberpunk 2077 anunciou que o próximo jogo no universo de The Witcher será feito em Unreal Engine. E isso não é lá muita surpresa e pode acontecer com muitos outros estúdios.

Estas imagens que vocês estão vendo são de um projeto que demonstra como poderia ser Skyrim dentro do motor gráfico da Epic.

Esses projeto é do artista 3D do canal Hall 00117 e não sei vocês, mas agora eu quero que o próximo Elder Scrolls venha para a Unreal.

13. Fotogrametria – Dois trabalhos sensacionais

Este vídeo traz simplesmente o pacote mais realista de árvores disponíveis para Unreal Engine. E digo isso porque as árvores basicamente são de verdade. Este é um trabalho feito pela dviz, uma empresa especializada na criação de assets através do processo de Photogrammetry, que não sei se tem uma palavra em português, mas a técnica é tirar fotos e transformar em 3D. É incrível.

E eles são muito bom no que fazem, disponibilizam com contagem de polígonos absurda, média e baixa. A mais alta para o cinema, já que será renderizado, ou seja, não será em tempo real como jogos. A média que pode ser utilizada para arquitetura, que pode ter qualidade mas não pode também levar um século pra finalizar o projeto. E a último é para games, que precisa ter uma contagem baixa de polígonos para aparecer na tela do jogador a cada quadro.

Este vídeo traz simplesmente o pacote mais realista de árvores disponíveis para Unreal Engine. E digo isso porque as árvores basicamente são de verdade. Este é um trabalho feito pela dviz, uma empresa especializada na criação de assets através do processo de Photogrammetry, que não sei se tem uma palavra em português, mas a técnica é tirar fotos e transformar em 3D. É incrível.

E eles são muito bom no que fazem, disponibilizam com contagem de polígonos absurda, média e baixa.  A mais alta para o cinema, já que será renderizado, ou seja, não será em tempo real como jogos. A média que pode ser utilizada para arquitetura, que pode ter qualidade mas não pode também levar um século pra finalizar o projeto. E a último é para games, que precisa ter uma contagem baixa de polígonos para aparecer na tela do jogador a cada quadro.

Na boa, parece que você tá vendo um vídeo editado no Reels do Instagram.

14. Cenário fotorealista feito em UE5

A Capcom foi extremamente criticada por ter abandonado a câmera em terceira pessoa na franquia Resident Evil.

Mas vendo essas imagens eu consigo enxergar alguns bons motivos. E tudo tem relação com a imersão. Você se conecta com o ambiente e se sente dentro da cena.

Esta aí é a renderização do grupo WaveFunction VR, que comenta na descrição: começou com um projeto 3D de arquitetura e terminou como um filme de zumbi.

O mais bacana, sem dúvida, é que isso é em tempo real, ou seja, não precisou fechar o vídeo em uma sequência de filme renderizando frame por frame. Bastou apertar o play e o motor gráfico foi capaz de entregar o que vocês estão vendo.

15. Infinito Limbo

Com esse curta você pode ver o uso do Metahuman, criador de personagens da Epic gratuito. Aqui você entende um pouco melhor porque essa ferramenta de criação de personagens é surpreendente.

Ela já traz configurada pra você a simulação de física do cabelo, das roupas e ainda permite que você edite opções dos dentes e até dos olhos do personagem. Esses são detalhes que sozinho você precisaria criar para cada personagem feito por você, e demoraria meses pra fazer!

O curta foi feito por Rivardo Kusuma.

16 – Beira-mar ultra realista em Unreal Engine 5

Aqui nós vemos outros exemplo de como a iluminação dinâmica global faz toda diferença. Você pode alterar o cenário com um simples morrer do mouse é fantástico. Para artistas é algo que vai se tornar essencial para conseguir trabalhar com qualidade e velocidade nos próximos anos.

Você tem uma mesma cena e pode transformá-la rapidamente, além de ter uma quantidade de detalhes absurda.

E esse final é bastante assustador.

Esse projeto ganhou vida pelas mãos do artista Melhem Sfeir.

17. Luzes com Lumen nas montanhas

A próxima cena te coloca em perigo. Bom, mais ou menos.

Ela te ajuda a imaginar a terrível situação de que você está no frio, no alto de uma montanha e precisa de ajuda.

A simulação das luzes em tempo real mostram um sinalizador sendo disparado e as sombras sendo desenhadas de maneira precisa.

Deu até frio aqui.

18. Combinação de UE com DaVinci

Já parou pra pensar em como a gente vive num lugar incrível?

Esse vídeo te ajuda a refletir um pouco.

E também mostra como Unreal trabalha bem com outros softwares. Para gerar esse vídeo foram utilizados Houdini, Substance, Redshift, Nuke and Davinci

Uma diversidade de softwares unidos pela Unreal Engine e que formaram isso. É até poético, recriaram o nosso planeta pelas mãos de um artista.

Deixe um comentário