Como as chaves funcionam em jogos? Exemplo na Unreal Engine 5

Muitos jogos usam e abusam da utilização de chaves porque elas de fato dão poder para quem está contando a história dentro do game. Ao criar um jogo você precisa entender que não pode deixar …

Muitos jogos usam e abusam da utilização de chaves porque elas de fato dão poder para quem está contando a história dentro do game. Ao criar um jogo você precisa entender que não pode deixar o jogador livre para fazer exatamente o que quiser e ter o controle do que ele pode e não pode fazer é uma das tarefas mais difíceis.

Mesmo jogos de mundo aberto trabalham controlando o que o jogador pode e não pode fazer, e nesse caso o mérito é fazer isso dando uma falsa sensação de liberdade para quem está jogando. Então o desenvolvedor de jogos indie precisa estar atento para tudo que facilita a sua vida e as chaves são ótimas aliadas.

Imagine que você tem um mapa não muito grande, você pode combinar as chaves com portas para fazer com que o personagem explore ao máximo o mapa de acordo com a história que você quer contar. Resident Evil é o exemplo rei de jogo que faz isso, entregando muitas vezes o mesmo mapa mas com acesso diferente a portas.

E há diversas formas de criar uma chave em programação, a base é criar um código que será que checado no momento de interação com uma porta. Quando o jogador interage com a porta você não exatamente pergunta se ele tem a chave, é mais assim que funciona:

“O jogador tem a sequência de caracteres que preciso checar?”

Então comparamos a sequência de caracteres com a que temos armazenado como a necessário para abrir a porta. É como um código mesmo, por isso nem é difícil criar um sistema que funcione com algorítmos específicos, porque você já precisa fazer isso normalmente, só vai estar expondo ao player.

Em Unreal Engine, tanto UE4 quanto UE5, isso pode ser feito através das blueprints, você pode salvar um texto ou string e criar um inventário no jogador ou no controle dele. Sempre que ele interagir você vai procurar pela “chave” dentro do inventário dele. Se ele tiver a chave vai dar tudo certo e ele vai conseguir abrir a porta. E para adicionar a chave basta adicionar diretamente ao inventário dele quando interagir com o que você quiser ou chegar em algum ponto específico do mapa.

Você desenvolvedor de jogos precisa ser esperto e perceber que criar um jogo é pura magia e ilusão, você precisa enganar quem está jogando para que a pessoa seja feliz e tenha um senso de recompensa. As chaves nos jogos permitem que você faça isso perfeitamente, use e abuse, é possível até mesmo criar jogos só com mecânicas de abrir e fechar portas combinadas com senhas e chaves.

Deixe um comentário