Como criar animações a partir de texto e áudio

Como criar animações a partir de texto e áudio

É possível criar animações utilizando apenas texto (um roteiro escrito) e áudio (uma gravação). Abaixo eu explico como você pode fazer isso atualmente utilizando o iClone 7 e o aplicativo Replica Studios.

Criando animações a partir de áudio

Para criar animações, basta selecionar o personagem na viewport, clicar em “Animation” > “Facial” e “Create Script”.

A partir dessa opção, você pode criar movimentos faciais utilizando o gravador de voz dentro do próprio programa, um bloco de notas para criar roteiro “TTS”, importando áudio, importando um roteiro em .txt ou ainda abrindo o AccuLips.

Este último é um recurso que permite que você escreva faça as mesmas ações acima, mas traz mais precisão para o alinhamento das sílabas. Nele você pode mover as sílabas e ajustar conforme desejado.

Opções de animação facial no iClone 7

Criando animações a partir de texto

Atualmente, você pode criar animações de texto utilizando o Text to Speech Editor. Você digita para o personagem falar com a inteligência artificial disponibilizada.

É possível utilizar voz de PT-BR e a sincronia fica realmente surpreendente. Só é um pouco chato de acertar o espaço entre as falas, mas a sincronia fica surpreendente.

De qualquer forma, para os meus projetos, escolhi trabalhar adaptando ao arquivo de áudio mesmo, por causa da atuação da voz. Ter que dublar o personagem é mais difícil do que ter que atuar livremente com a voz e depois fazer com que ele se adapte à voz.

Tanto em texto quanto em áudio, o software gera uma timeline de Lipsync para você conferir as sílabas escolhidas para cada trecho. Isso permite que você possa alterar mesmo depois do processamento.

Vale a pena para o seu projeto?

O iClone 7 me surpreendeu como software, todo o kit Reallusion é realmente completo e permite que você consiga realizar projetos complexos.

O grande problema é o preço e o fato de que você precisa de todo o conjunto para realmente conseguir fazer o seu trabalho inteiro.

Por exemplo, se você não tiver o Character Creator, todas as etapas ficam prejudicadas.

E dentro do Character Creator você também precisa comprar roupas e cabelos, a não ser que já tenha criado em outro software para importar.

Mas, se você tiver o Character Creator com os pacotes mais interessantes e o iClone, pode fazer muita coisa com muita facilidade e atingir uma qualidade de estúdios de alto investimento.

O reconhecimento de voz ainda não detecta exatamento o que você fala, mas esse é um passo que será dado em breve com avanços de aprendizado das máquinas e outras linhas de códigos que são possíveis. Mais 10 anos e isso deve ser feito com extrema maestria por vários softwares.

Para um estúdio pequeno, com orçamento de cerca de R$20 mil, o pacote Reallusion deve ser muito bem-vindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *