Como cutscenes são feitas nos jogos? Exemplo na UE4, mesmo sistema da Unreal Engine 5

Como cutscenes são feitas nos jogos? Exemplo na UE4, mesmo sistema da Unreal Engine 5

Neste vídeo eu compartilho com vocês um dos meus muitos projetos interminados de jogos. Mais especificamente sobre como as cutscenes foram trabalhadas nesse projeto e qual é a lógica de se fazer cutscenes dentro do motor gráfico Unreal Engine 4 e 5. Espero que goste desse vídeo como uma curiosidade, ele dá uma boa noção do uso de Level Sequence, onde as cenas cinemáticas funcionam na ferramenta da Epic Games.

É possível importar animações 3D, criar uma cena 3D com diversos elementos, ter o controle de efeitos especiais com partículas, controle da iluminação e basicamente tudo que você tem normalmente enquanto desenvolve um jogo. Inclusive, é possível chamar códigos na própria timeline, o que permite a criação de Quick Time Events e outras coisitas mais.

Para quem gosta de animação, assim é possível exportar também um curta, ou até um longa. Você pode escolher as configurações que desejar “renderizar” o seu projeto e ele exporta como um editor 3D. Também pra galera que é fã de Machinima, aqui há uma grande oportunidade de se divertir criando ambientações variadas com personagens 3D que podem ser baixados de graça.

E tanto faz se você utiliza Unreal Engine 4 ou Unreal Engine 5, ambos utilizam este mesmo sistema de Level Sequence. Mas a diferença é que a UE5 traz alguns recursos extras, principalmente relacionados aos personagens 3D grátis Metahuman. Os Metahuman podem ser animados dentro da própria sequência.

E só um último detalhe, eu estava vendo que o Gaveta gravou recentemente um vídeo falando como jogos são basicamente edição de vídeo e ele não está nada errado. Nesse vídeo você confere como é exatamente isso e na prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *