Como fiz Motion Capture utilizando um Kinect e Unreal Engine 4

Como fiz Motion Capture utilizando um Kinect e Unreal Engine 4

O Kinect foi uma ferramenta incrível desenvolvida pela Microsoft e lançado em 2010 para o Xbox 360. Foi com ele que, mesmo oito anos depois, consegui criar animações em motion capture combinando seu poder com a Unreal Engine. Você pode conferir o resultado no vídeo abaixo:

O que eu utilizei para fazer Motion Capture com um Kinect

De maneira resumida, eu precisei ter/seguir a lista abaixo:

  • Kinect de Xbox 360
  • Adaptador Kinect 360 USB para Windows (boa sorte achando)
  • Windows 10
  • Instalar os drivers para Kinect na ordem correta (descubra)
  • Fuse Mixamo
  • iPi Soft
  • Unreal Engine

Começando pela peça chave: o Kinect de Xbox 360. Você pode fazer como eu e comprar no mercado livre ou ainda utilizando a OLX. Na época em que eu procurei, várias pessoas estavam vendendo por cerca de R$50.

Mas atenção! Recomendo perguntar se a pessoa tem o adaptador USB de Kinect, fundamental pra fazer tudo funcionar. Se não você não vai conseguir conectá-lo ao seu PC.

Depois disso, se você conseguir superar esta etapa, é necessário fazer a instalação dos drivers do Kinect 360 na ordem correta. Então desinstale tudo e vá instalando os drivers com o Kinect conectado na ordem de lançamento dos drivers de desenvolvimento da Microsoft.

Sinceramente, eu tive que desinstalar todos os drivers duas vezes até acertar. Não foi simples.

O ponto seguinte é baixar o iPi Soft, que atualmente tem trial. Nem tente procurar pirata, não tem. Você também pode pagar uma versão básica de cerca de US$150.

Uma dica: se vencer o tempo do trial, você consegue burlar o sistema restaurando o PC. Claro, você perde a instalação dos softwares. Para fazer a restauração do Windows basta ir no menu iniciar e procurar na barra de pesquisa por Restaurar o PC.

Se o Kinect for reconhecido corretamente e você conseguir fazer a instalação do iPi Soft, estará pronto para iniciar o processo.

Isso é claro, se você já tiver baixado e instalado a Unreal Engine.

Feito isto, pegue seu personagem 3D e importe no iPi Soft. Eu utilizei o Para a criação do personagem, utilizei o Fuse Mixamo, mas você pode utilizar suas habilidades de modelagem e outros meios para conseguir seu próprio boneco 3D. Tenho certeza que é capaz.

Depois disso, basta importar e seguir descobrindo o software até o momento de importar na Unreal.

Vale a pena investir em Motion Capture com este kit?

Não. A lista acima mostra que atualmente é muito questionável a viabilidade de tudo isso, a não ser que você tenha muito tempo, dinheiro e paixão por este detalhe.

Além disso, você precisa ter um espaço em casa muito grande para conseguir fazer as capturas.

A minha conclusão com o vídeo é que é melhor esperar uma tecnologia superior ou utilizar um Kinect de Xbox One em vez de um de 360.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *