Novo The Witcher em Unreal Engine 5! Novo Fiasco? Minha opinião como programador de jogos

Novo The Witcher em Unreal Engine 5! Novo Fiasco? Minha opinião como programador de jogos

A CDPR confirmou que está desenvolvendo um novo jogo baseado no universo do Geraldão utilizando o motor gráfico Unreal Engine 5. Não sabemos qual será o jogo, pode ser que seja o The Witcher 4 (IV) ou um outro game do mesmo universo. Mas a notícia é essa, novo The Witcher em Unreal Engine 5. Neste vídeo eu comento os impactos disso e o que podemos esperar da novidade.

A CD Projekt RED tá com um problemão pra resolver. Ela precisa reverter o estrago feito com Cyberpunk 2077, apesar de as vendas não terem sido ruins do game RPG de ação em mundo aberto. Não passou batido por ninguém a quantidade enorme de bugs e problemas enfrentados no jogo, que segue recebendo correções e novas mecânicas até o hoje!

Sendo assim, a empresa está recorrendo a sua série de sucesso para conseguir recobrar sua boa fama de fazedora de jogos. Para isso, ela conta com o motor gráfico mais robusto do mercado da atualidade, Unreal Engine 5, feito pela Epic Games. E isto é algo extremamente positivo.

A Epic Games está trazendo diversas ferramentas para tornar UE5 simplesmente absurdo. Para isso, conta com um novo sistema de polígonos chamado de Nanite, que basicamente permite uma otimização dos pixels que estão na tela e garante que eles estejam otimizados conforme a necessidade.

Também temos Lumen, um novo sistema de iluminação global que permite reflexo e light bounce como nunca visto antes. Então, do ponto de vista gráfico, a Unreal consegue entregar gráficos simplesmente incríveis, com certeza a CDPR vai conseguir fazer um bom trabalho nesse aspecto.

A dúvida que pode restar é se veremos um novo fiasco, e para entender se isso realmente acontecerá nós temos que analisar o que deu errado de fato em Cyberpunk 2077.

O grande problema de Cyberpunk 2077 foi a ganancia da CDPR fazendo algo que ela não sabia como fazer. Pegue GTA e a Rockstar Games com o desenvolvimento de um jogo de mundo aberto do estilo. A empresa está há anos trabalhando com esse tipo de game, não foi de um ano para o outro que nós vimos o primeiro GTA, a Rockstar está fazendo isso há décadas! A empresa é altamente especializada em GTA.

Mesmo The Witcher é um exemplo disso, The Witcher 3 consegue ser o melhor principalmente porque teve dois títulos anteriormente que prepararam ele. O primeiro e o segundo jogo permitiram o desenvolvimento de mecânica e de um trabalho intelectual nesse exato tipo de jogo que foi utilizado em The Witcher III.

Não é como se não fosse possível, poderia acontecer, mas as chances são muito menores de você fazer algo que nunca fez. A CDPR faz jogos, mas ainda assim há tipos e tipos de jogos. Além disso, é claro que há outras questões que prejudicaram o desenvolvimento, como a pressa pra lançar o jogo na nova geração de consoles, agradar investidores, e por aí vai.

De qualquer forma, pesou o fator especialidade para conseguir entregar algo incrível e como desejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *