Reallusion Character Creator 3: vale a pena comprar o criador de personagens?

Reallusion Character Creator 3: vale a pena comprar o criador de personagens?

O criador de personagens Reallusion Character Creator 3 é um dos mais populares e completos softwares do mercado. Neste artigo eu conto minha experiência com o programa, comento aqui tudo que ele oferece, se pode ou não valer a pena pra você e alternativas de workflow.

Character Creator 3 vale a pena?

A primeira coisa que você precisa saber é que o Character Creator 3 não traz tudo que você precisará para sair criando personagens de maneira ultra rápida. E ainda assim é mais completo que a concorrência paga.

A melhor forma de entender a proposta do programa é encarar ele como um modelador que já te entrega:

  • Personagens com textura 4K
  • Rigging para diferente softwares
  • Poses de corpo todo e faciais
  • Possibilidade de adicionar roupas

Como funciona a adição de roupas no Character Creator?

Diferente do Mixamo ou Make Human, as roupas não são grátis, pelo menos a maioria não.

Ele até vem com algumas poucas roupas e personagens grátis, mas se quiser mais precisa pagar por isso.

E aqui eu até fiquei um pouco desapontado no início, porque o marketing dá grande foco nisso. Mas a verdade é que se você fizer todo o processo no ZBrush, Maya, Blender, não vai ter nada disso.

Você vai continuar precisando de uma maneira de adicionar roupas. Ou você compra as disponibilizadas, ou importa as suas próprias em .obj.

Se buscar adicionar as suas próprias, é possível fazer os ajustes de blend weights com pincel e posicionar a roupa ao personagem. Ele fica em T-pose ee você vai ajustando ela a ele.

Para quais softwares eu posso exportar os personagens?

Primeiro que você pode exportar em .fbx, então você pode trabalhar a partir do próprio rigging disponibilizado.

Segundo, se não quiser o esqueleto pode salvar com a pose em .obj.

Há ainda a opção de subir no Sketchfab ou Go|, além de poder trabalhar com outros softwares da empresa como o iAvatar e o iClone.

Em .fbx pode exportar para:

  • Maya
  • 3ds Max
  • Unity 3D
  • Unreal
  • Motion Builder
  • Blender
  • Cinema 4D R18 and Before
  • Cinema 4D R19

Vale a pena?

Se você está preparando um projeto para games e tem o orçamento necessário, recomendo que você inclua ainda o iClone. Com ele é possível fazer captura de movimentos faciais utilizando um iPhone.

Sim, é salgado montar essa estrutura. Mas se você vai criar um jogo 3D e vê que personagens realistas fazem parte de sua história, vale a pena investir.

Montando um workflow Character Creator > iClone > Unreal Engine, incluindo captura de movimentos utilizando Faceware ou LiveLink, você com certeza conseguirá um excelente resultado.

Para quem precisa do software para criar um personagem pra animação, o ideal também é olhar o iClone e os softwares de animação da Reallusion, só com o CC3 você terá muita dificuldade para completar seu ciclo de trabalho.

Para resumir, o Character Creator 3 não é suficiente, é necessário incluir outros investimentos da Reallusion para ter tudo que você precisa. Se a concorrência oferecer um preço menor para o workflow, vá de concorrência.

Vale a pena conferir o workflow com o MetaHuman da Epic Games. Mas por hora, se você tem o dinheiro necessário para investir, pode ser uma boa conferir a versão teste deste programa.

Link para comprar o Reallusion Character Creator: https://www.reallusion.com/character-creator/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *