A Reallusion tem um kit completo para quem precisa criar personagens dos mais simples aos mais complexos. Um dos seus plugins de destaque é o Headshot, que permite criar personagens em 3D utilizando imagens reais de rostos como referência.
Foi assim que neste vídeo abaixo eu me criei. O meu rosto na thumb abaixo ficaria mais simétrico se o meu próprio rosto fosse mais simétrico.
O Plugin Headshot para Character Creator 3
O primeiro ponto que você precisa levar em consideração é que para fazer esse tipo de processo você precisa comprar separadamente o Character Creator 3 e o Plugin Headshot.
Você faz isso através do site da Reallusion por cerca de $749.00 no kit completo.
O que você consegue com essa combinação:
- Body Rigging
- Rigging Facial
- Texturização completa
- Adicionar roupas do próprio programa
- Adicionar roupas geradas em outros programas (.fbx, .obj)
- Alterar textura de cada item adicionado
- Salvar personagens para alterar características
- Morphs de peso, idade e outros
- Compatibilidade com captura de movimentos faciais (Faceware e Arkit)
Para quem vale a pena:
- Desenvolvedores individuais experientes
- Pequenos estúdios que não têm como criar seus próprios personagens com Maya, Blender, etc
Trabalhando com o Headshot + Character Creator
O Heashot oferece dois modos de trabalho, o mobo auto e o pro.
A principal diferença é que o Auto permite textura 1K e o Pro permite texturas em 4K. O Pro também permite que você re-projete a imagem após fazer alterações.
O auto gera um cabelo automático, mas que também é bastante simplificado.
O auto também não consegue identificar bem cabelos cacheados, então tenha isso em mente. Mesmo trabalhando com este plugin você precisará ou importar cabelos para o programa ou comprar o kit de cabelos da Reallusion dentro do próprio software.
Vale a pena comprar o Headshot?
Só vale a pena comprar o Headshot se você tiver um workflow decidido, se já souber exatamente o papel dele no seu projeto. O Headshot em específico, deve ser considerado se criar personagens extremamente realista é algo importante para o resultado final do seu game, filme, animação ou ainda projeto de arquitetura.
Isso porque o Character Creator sozinho já entrega um resultado excelente e atende as necessidades dos principais times.
Mas, no geral, se um projeto inclui dezenas de personagens, com certeza será extremamente útil ter uma ferramenta como estas.
Só o fato de trazer rigging facial e compatibilidade com captura de movimentos faciais é um adianto enorme. Mas de novo, para isso você não precisa do Headshot.
Pequenos estúdios definitivamente devem considerar a compra para facilitar seu workflow, principalmente se precisa contar histórias com animação ou ainda com a criação de muitos personagens.
Site oficial da Reallusion com os softwares CC3 e Headshot
Maya, Blender e outros não são nada próximo ao que oferece o Character Creator quando o assunto é puramente criação de pessoas digitais.
Você precisa de personagens muito realistas? Pode deslocar esse orçamento para o CC3 + Headshot? Você já viu que o workflow vai encaixar com o que você precisa? Se a resposta para estas perguntas foi sim, formente recomendo comprar. Se você travou em qualquer uma delas, volte uma etapa para trás e analise novamente.
Para um time de desenvolvedores pequenos, o principal é comparar com as alternativas. Será mais prático ou terá um resultado contratar pessoas para a criação de personagens 3D? Ou ainda, você acredita que a concorrência tem um workflow mais atrativo? Se sim, vá com as outras opções.