Reallusion Headshot + Character Creator: vale a pena?

Reallusion Headshot + Character Creator: vale a pena?

A Reallusion tem um kit completo para quem precisa criar personagens dos mais simples aos mais complexos. Um dos seus plugins de destaque é o Headshot, que permite criar personagens em 3D utilizando imagens reais de rostos como referência.

Foi assim que neste vídeo abaixo eu me criei. O meu rosto na thumb abaixo ficaria mais simétrico se o meu próprio rosto fosse mais simétrico.

O Plugin Headshot para Character Creator 3

O primeiro ponto que você precisa levar em consideração é que para fazer esse tipo de processo você precisa comprar separadamente o Character Creator 3 e o Plugin Headshot.

Você faz isso através do site da Reallusion por cerca de $749.00 no kit completo.

O que você consegue com essa combinação:

  • Body Rigging
  • Rigging Facial
  • Texturização completa
  • Adicionar roupas do próprio programa
  • Adicionar roupas geradas em outros programas (.fbx, .obj)
  • Alterar textura de cada item adicionado
  • Salvar personagens para alterar características
  • Morphs de peso, idade e outros
  • Compatibilidade com captura de movimentos faciais (Faceware e Arkit)

Para quem vale a pena:

  • Desenvolvedores individuais experientes
  • Pequenos estúdios que não têm como criar seus próprios personagens com Maya, Blender, etc

Trabalhando com o Headshot + Character Creator

O Heashot oferece dois modos de trabalho, o mobo auto e o pro.

A principal diferença é que o Auto permite textura 1K e o Pro permite texturas em 4K. O Pro também permite que você re-projete a imagem após fazer alterações.

O auto gera um cabelo automático, mas que também é bastante simplificado.

O auto também não consegue identificar bem cabelos cacheados, então tenha isso em mente. Mesmo trabalhando com este plugin você precisará ou importar cabelos para o programa ou comprar o kit de cabelos da Reallusion dentro do próprio software.

Foto utilizada para o processamento
Criação automática de um personagem 3D no modo auto a partir de uma foto minha
Resultado utilizando a mesma imagem porém no modo Pro

Vale a pena comprar o Headshot?

Só vale a pena comprar o Headshot se você tiver um workflow decidido, se já souber exatamente o papel dele no seu projeto. O Headshot em específico, deve ser considerado se criar personagens extremamente realista é algo importante para o resultado final do seu game, filme, animação ou ainda projeto de arquitetura.

Isso porque o Character Creator sozinho já entrega um resultado excelente e atende as necessidades dos principais times.

Mas, no geral, se um projeto inclui dezenas de personagens, com certeza será extremamente útil ter uma ferramenta como estas.

Só o fato de trazer rigging facial e compatibilidade com captura de movimentos faciais é um adianto enorme. Mas de novo, para isso você não precisa do Headshot.

Pequenos estúdios definitivamente devem considerar a compra para facilitar seu workflow, principalmente se precisa contar histórias com animação ou ainda com a criação de muitos personagens.

Site oficial da Reallusion com os softwares CC3 e Headshot

Maya, Blender e outros não são nada próximo ao que oferece o Character Creator quando o assunto é puramente criação de pessoas digitais.

Você precisa de personagens muito realistas? Pode deslocar esse orçamento para o CC3 + Headshot? Você já viu que o workflow vai encaixar com o que você precisa? Se a resposta para estas perguntas foi sim, formente recomendo comprar. Se você travou em qualquer uma delas, volte uma etapa para trás e analise novamente.

Para um time de desenvolvedores pequenos, o principal é comparar com as alternativas. Será mais prático ou terá um resultado contratar pessoas para a criação de personagens 3D? Ou ainda, você acredita que a concorrência tem um workflow mais atrativo? Se sim, vá com as outras opções.

Link para comprar o Reallusion CC3 + Headshot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *